Minhas postagens

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Coroação na Holanda Rainha Máxima



Desde que a Rainha Beatrix da Holanda anunciou que abdicaria ao trono, a imprensa internacional que adora a realeza começou a fazer suas apostas sobre o que a então Princesa Máxima vestiria no dia da coroação de Willem-Alexander. Dona de um estilo clássico-exuberante, Máxima não decepcionou! E como a combinação vestidos de gala + joias espetaculares tem tudo a ver com casamentos, achamos que os looks de Máxima podem servir de inspiração para mães de noiva (sem as tiaras, claro…!).


Já que eu também faço parte dessa festa por morar aqui há 4 anos na Holanda também falarei um pouco desta linda cerimonia (A Coroação do rei).
Meu dia foi ótimo ao lado de pessoas queridas e também um bom passeio no mercado, isso mesmo existe comercio por toda Holanda mercados em quase todos os bairros de novos e usados, depois um delicioso jantar brasileiro feito por mim.

O dia 30 de abril é celebrado anualmente na Holanda como o Dia da Rainha, motivo de grande festa popular, e a cerimônia deste ano representou um motivo adicional para celebração, num momento em que a forte queda nos preços imobiliários, o aumento do desemprego e a redução da confiança dos consumidores empurraram o país para uma recessão.

Há dias Amsterdã estava enfeitada de laranja, a cor da realeza. As casas foram cobertas por bandeiras e bandeirolas, e as vitrines ficaram cheias de bolos, doces, roupas e flores, tudo na cor laranja.

Muita gente tirou folga do trabalho e começou a comemorar já na noite de segunda. Quase 1 milhão de participantes eram esperados nas festas de rua, com bandas e DJs contribuindo para a atmosfera animada.

A realeza da Holanda é imensamente popular. Uma pesquisa do instituto Ipsos mostrou que a aprovação a esse regime subiu de 74% no ano passado para 78%. Mas os reis e rainhas da Holanda não têm mais nenhuma influência política - nem mesmo para nomear um mediador que conduza discussões exploratórias na formação de coalizões de governo.

Willem-Alexander vestiu um manto usado nas investiduras desde 1815 - embora a peça já tenha sido restaurada e alterada pelo menos duas vezes no último século, para as posses da mãe e da avó dele.



A festa
Em época de cortes orçamentários, o governo prometeu moderação na festança. As cerimônias desta semana custou cerca de 12 milhões de euros, sem contar as despesas com segurança.



 


 
Postar um comentário